segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Eu não quero ser uma metamorfose ambulante

Luc – 9º ano

Minha mãe me recomendou o livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka, dizendo ser um grande clássico da literatura. Franz Kafka foi um importante escritor da República Checa. O livro conta a história de um caixeiro viajante, Gregor Samsa, ou Greg, que se transforma em um inseto monstruoso. Era um dia como qualquer outro onde Gregor deveria acordar cedo para fazer uma viagem de trabalho, mas ele acorda com parte de seu corpo similares a de um inseto. Ele só pensa que deve levantar-se o mais rápido possível pois ele não quer chegar atrasado, e com os chamados de sua família aumentando exponencialmente, ele começa a se desesperar. Até chegar a um momento em que ele grita de volta, mas saem de sua boca ainda humana apenas grunhidos. Com o passar do tempo, Greg fica mais e mais atrasado, até que chega o ponto em que o gerente da companhia onde ele trabalha aparece na casa para ver quanto demoraria para terminar de se aprontar. Nesse meio tempo Greg levanta e tenta aprender a se mexer com o novo corpo. Quando finalmente consegue abrir a porta com muita dificuldade, todos se apavoram e sua mãe até desmaia. Logo a porta é fechada e de novo Greg fica preso em seu quarto. Os dias passam e ele, agora totalmente transformado, continua em sua “jaula”. Três vezes ao dia sua irmã o alimenta, pois ela é a única que tem coragem de entrar no quarto. Como toda a renda da família vinha do trabalho de Greg, todos tiveram que trabalhar, seu pai, sua mãe e até sua irmã. E dia após dia a família tenta lidar com a situação que fica cada vez pior.

O livro realmente te faz pensar: e se eu virasse um inseto monstruoso? Eu acho muito interessante esse começo onde Greg se transforma, gosto do jeito peculiar como ele lida com isso. Em vez de se apavorar gritar coisas como “Meu deus, o que está acontecendo comigo” ou “Socorro!”, ele pensa apenas que deve ir trabalhar, de modo calmo e calculista. Também acho bem interessante a maneira com que a família lida com a metamorfose, horas não querendo aceitar, horas entendo e tentando dar a volta por cima, mas nunca pensam em pedir ajuda ou falar para alguém. Metamorfose é um clássico e recomendo bastante, mas de vez em quando fica bem deprimente, então esteja avisado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário