quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Pequenina no holocausto

Alice – 7º ano

            Escolhi este livro pois já tinha ouvido falarem bem sobre ele e achei que seria uma leitura muito interessante, principalmente, depois de notar que a história é baseada em fatos reais, uma coisa que eu particularmente gosto.
            O livro "A mala de Hana" foi escrito pela canadense Karen Levine, que desde pequena teve interesse no holocausto.
            No livro há duas narrativas. Em uma, conta a história de Fumiko Ishioka, uma mulher que trabalhava como diretora no Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, no Japão. Tudo começa quando chega uma mala nesse centro do holocausto em Tóquio. Se descobre que a mala veio de Auschwitz, um campo de concentração da época nazista, e que de acordo com o que estava escrito na mala, sua proprietária era Hana Brady, uma menina órfã.
Muitas das crianças que vão visitar o museu do holocausto ficam curiosas com a mala, e principalmente com sua dona, então, Fumiko começa uma investigação para descobrir quem era exatamente essa menina chamada Hana.
Na outra narrativa, conta a história da vida de Hana e de sua família quando moravam em Nove Mesto, uma cidade da Tchecoslováquia. Então, um certo dia as coisas começam a mudar. Sua família era judia, e naquela época havia uma grande perseguição aos judeus, pois os nazistas estavam no poder.
Gostei muito do livro, pois além da história ser real com tudo se encaixando, me ajudou a entender como aconteciam as perseguições aos judeus pelos nazistas na segunda guerra mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário